quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Quem sustenta o universo???

  A resposta é simples, e há muito tempo já a conheço...
  Mas, é sempre bom "divagar" um pouco, usando dos conhecimentos da ciência para provar o óbvio...
 Antes de chegar ao ponto crucial deste post, vamos analisar a questão sob a ótica mais elementar de todas: A sustentação do universo em termos de gravitação.
  Sir Isaac Newton, descobriu (dizem que por acaso, mas eu não creio nisso) que todos os corpos estão sujeitos a ação da gravidade, e deu à sua descoberta o nome de "lei da gravitação universal"...

  Ora, se a lei é universal, significa que se aplica a todo e qualquer corpo. Imagino que na época, com o termo "universal" não se quis dizer que o universo inteiro obedeça a essa lei, e sim que ela valha para todos os corpos. Porém, sabemos que de fato a lei é mesmo universal no sentido literal da expressão.

  Feita estas primeiras considerações, podemos ir além em nossa divagação...
  Em primeiro lugar, convém observar que a gravidade está diretamente relacionada à massa do corpo. Quanto maior a massa, maior é a atração gravitacional de um corpo em relação a outro. 
  Isso explica o por que de a lua estar orbitando ao redor da Terra, já que a massa extraordinariamente superior desta, atrai definitivamente àquela.
   Também a Lua, provoca efeitos sobre a Terra pela ação de sua gravidade, notadamente nos regimes de marés tão necessários, pontualmente precisos e impressionantemente ordenados.
   Ainda analisando a questão Lua vs. Terra, cabe observar que a gravidade da Terra, embora atraia a Lua, não é suficientemente grande para que esta "caia" sobre a Terra (será que existe alguém por trás dessa precisão toda? É claro que sim!!!).

   Aprofundemos mais ainda a questão, por que há algo ainda mais fabuloso a ser considerado, acompanhe:
   Assim como a Lua não "Cai" na Terra, ela também não "foge" da órbita da Terra, e por consequência, não se perde pelo espaço sideral... Em outras palavras, a atração da Terra sobre a Lua não permite que a Lua "Caia" indefinidamente pelo universo... (Indefinidamente não sei, por que até hoje ninguém sabe onde são ou mesmo se existem os limites do universo.... )
   Mas e a Terra? Quem a "Segura" para que ela própria não "caia"? Ora, qualquer estudante (pelo menos aqueles que tiveram a oportunidade de estudar antes de os governos destruírem o sistema educacional brasileiro pouco depois década de 1980), sabe que a resposta é elementar, já que conhecem o fato de que a Terra orbita em torno do Sol, e portanto este é o responsável pela manutenção da Terra em seu caminho habitual "segurando-a" em torno de sua massa de atração gravitacional.

   Podemos ir mais adiante com os questionamentos.... QUEM SEGURA O SOL?         Possivelmente, alguma outra estrela de maior massa e que seja pertencente à nossa galáxia, a via láctea, dentro da qual figura o nosso sistema solar.
   Aliás, a Via Láctea é tão imensa que NUNCA foi vista em sua integralidade por olho humano nenhum. A visão que temos dela, ou é uma concepção artística ou é a imagem de uma outra galáxia erroneamente nomeada de Via Láctea.

    Aqui chego ao ponto chave desse longo post:

   Como é possível que uma galáxia INTEIRA fique simplesmente "boiando" no espaço sideral, sem que nada a esteja segurando?
    A meu ver aqui cabem três hipóteses, duas "científicas" e uma religiosa....

    Cientificamente, talvez seja possível considerar que ou a nossa galáxia inteira esteja eternamente em queda livre, assim como todas as outras galáxias e todo o universo (o que seria provável, já que o universo está frequentemente se expandindo, segundo o que postula a teoria do BigBang), OU ENTÃO, podemos imaginar que haja sempre um corpo maior do que o outro e dessa interação de atrações gravitacionais se compõe a sustentação do universo.

  Todas as duas "teorias" acima, (formuladas por mim, que nem cientista sou, e sim apenas um curioso, que por isso mesmo estou totalmente autorizado a produzir teorias estapafúrdias) não encontrariam sustentação teórica, nem prática, já que, se a primeira for válida, chegará um momento que o universo inteiro "desabará" pois pelo fato de os corpos se distanciarem, as interações gravitacionais diminuiriam até o ponto de não mais existirem. Caso a segunda fosse válida, então haveria um corpo no espaço que teria uma massa inconcebivelmente grande, a ponto de ser o corpo responsável pela manutenção gravitacional de todo o universo... Mas caso este existisse, QUEM "SEGURARIA" ESSE CORPO???

  É por isso que nossa ciência é chamada de LOUCURA por Deus, em diversos trechos de sua palavra. Além de não encontrarmos uma explicação suficientemente convincente para questões REALMENTE complexas, jamais teremos como provar ou estudar determinadas questões macro (como a totalidade do universo) ou micro (como as partículas mais elementares da matéria, já que frequentemente se descobrem partículas cada vez mais diminutas).

  Por isso, ainda cabe a última explicação, mais simples e mais fácil que as nossas "loucuras" científicas...
  Seja lá como for feita a sustentação do universo, seja ele infinito e esteja todo em queda livre, ou ainda esteja o nosso universo aprisionado em uma "pequena" bola de gude nas mãos de crianças extraterrestres, como sugerem as cenas finais do filme MIB- Homens de preto, enfim seja lá qual for a insondável resposta, só quem a conhece é DEUS, o nosso incontestável criador e arquiteto desse complexo sistema, e de nossas comparativamente pequenas e insignificantes existências.

** Melhor parar por aqui... Não tenho a intenção de que o tamanho de meu post compita com o do universo!  :~)

Nenhum comentário: