quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Quem sustenta o universo???

  A resposta é simples, e há muito tempo já a conheço...
  Mas, é sempre bom "divagar" um pouco, usando dos conhecimentos da ciência para provar o óbvio...
 Antes de chegar ao ponto crucial deste post, vamos analisar a questão sob a ótica mais elementar de todas: A sustentação do universo em termos de gravitação.
  Sir Isaac Newton, descobriu (dizem que por acaso, mas eu não creio nisso) que todos os corpos estão sujeitos a ação da gravidade, e deu à sua descoberta o nome de "lei da gravitação universal"...

  Ora, se a lei é universal, significa que se aplica a todo e qualquer corpo. Imagino que na época, com o termo "universal" não se quiz dizer que o universo inteiro obedeça a essa lei, e sim que ela valha para todos os corpos. Porém, sabemos que de fato a lei é mesmo universal no sentido literal da expressão.
  Feita estas primeiras considerações, podemos ir além em nossa divagação...
  Em primeiro lugar, convém observar que a gravidade está diretamente relacionada à massa do corpo. Quanto maior a massa, maior é a atração gravitacional de um corpo em relação a outro. 
  Isso explica o por que de a lua estar orbitando ao redor da Terra, já que a massa extraordinariamente superior desta, atrai definitivamente àquela.
   Também a Lua , provoca efeitos sobre a Terra pela ação de sua gravidade, notadamente nos regimes de marés tão necessários, pontualmente precisos e impressionantemente ordenados.
   Ainda analisando a questão Lua vs. Terra, ainda cabe observar que a gravidade da Terra, embora atraia a Lua, não é suficientemente grande para que esta "caia" sobre a Terra (será que existe alguém por trás dessa precisão toda? É claro que sim!!!)
   Aprofundemos mais ainda a questão, por que há algo ainda mais fabuloso a ser considerado, acompanhe:
   Assim como a Lua não "Cai" na Terra, ela também não "foge" da órbita da Terra, e por consequencia, não se perde pelo espaço sideral... Em outras palavras, a atração da Terra sobre a Lua não permite que a Lua "Caia" indefinidamente pelo universo... (Indefinidamente não sei, por que até hoje ninguém sabe onde são ou mesmo se existem os limites do universo.... )
   Mas e a Terra? Quem a "Segura" para que ela própria não "caia"? Ora, qualquer estudante (pelo menos aqueles que tiveram a oportunidade de estudar antes de os governos detruírem o sistema educacional brasileiro pouco depois década de 1980), sabe que a resposta é elementar, já que conhecem o fato de que a Terra orbita em torno do Sol, e portanto este é o responsável pela manutenção da Terra em seu caminho habitual "segurando-a" em torno de sua massa de atração gravitacional.
   Podemos ir mais adiante com os questionamentos.... QUEM SEGURA O SOL? Possivelmente, alguma outra estrela de maior massa e que seja pertencente à nossa galáxia, a via láctea, dentro da qual figura o nosso sistema solar.
   Aliás, a Via Láctea é tão imensa que NUNCA foi vista em sua integralidade por olho humano nenhum. A visão que temos dela, ou é uma concepção artística ou é a imagem de uma outra galáxia errôneamente nomeada de Via Láctea.
    Aqui chego ao ponto chave desse longo post.
   Como é possível que uma galáxia INTEIRA fique simplesmente "boiando" no espaço sideral, sem que nada a esteja segurando?
    A meu ver aqui cabem três hipóteses, duas "científcas" e uma religiosa....

    Cientificamente, talvez seja possível considerar que ou a nossa galáxia inteira esteja eternamente em queda livre, assim como todas as outras galáxias e todo o universo (o que seria provável, já que o universo está frequentemente se expandindo, segundo o que postula a teoria do BigBang), OU ENTÃO, podemos imaginar que haja sempre um corpo maior do que o outro e dessa interação de atrações gravitacionais se compõe a sustentação do universo.

  Todas as duas "teorias" acima, (formuladas por mim, que nem cientista sou, e sim apenas um curioso, que por isso mesmo estou totalmente autorizado a produzir teorias estapafúrdias) não encontrariam sustentação teórica, nem prática, já que, se a primeira for válida, chegará um momento que o universo inteiro "desabará" pois pelo fato de os corpos se distanciarem, as interações gravitacionais diminuiriam até o ponto de não mais existirem. Caso a segunda fosse válida, então haveria um corpo no espaço que teria uma massa inconcebivelmente grande, a ponto de ser o corpo responsável pela manutenção gravitacional de todo o universo... Mas caso este existisse, QUEM "SEGURARIA" ESSE CORPO???

  É por isso que nossa ciência é chamada de LOUCURA por Deus, em diversos trechos de sua palavra. Além de não encontrarmos uma explicação suficientemente convincente para questões REALMENTE complexas, jamais teremos como provar ou estudar determinadas questões macro (como a totalidade do universo) ou micro (como as partículas mais elementares da matéria, já que frequentemente se descobrem partículas cada vez mais diminutas).

  Por isso, ainda cabe a última explicação, mais simples e mais fácil que as nossas "loucuras" científicas...
  Seja lá como for feita a sustentação do universo, seja ele infinito e esteja todo em queda livre, ou ainda esteja o nosso universo aprisionado em uma "pequena" bola de gude nas mãos de crianças extraterrestres, como sugerem as cenas finais do filme MIB- Homens de preto, enfim seja lá qual for a insondável resposta, só quem a conhece é DEUS, o nosso incontestável criador e arquiteto desse complexo sistema, e de nossas comparativamente pequenas e insignificantes existências.

** Melhor parar por aqui... Não tenho a intenção de que o tamanho de meu post compita com o do universo!  :~)

sábado, 21 de agosto de 2010

Ezequiel 34

Tempos de política(gem) 
(Ezequiel -34: 01 - 11)
1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

2 "Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que são pastores de si mesmos! Näo é do rebanho que os pastores deveriam cuidar?

3 Vocês bebem o leite, vestem a lã, matam as ovelhas gordas, mas não cuidam do rebanho.

4 Vocês não procuram fortalecer as ovelhas fracas, não dão remédio para as que estão doentes, não curam as que se machucaram, não trazem de volta as que se desgarraram e não procuram aquelas que se extraviaram. Pelo contrário, vocês dominam com violência e opressão.

5 Por falta de pastor, minhas ovelhas se espalharam e se tornaram pasto de feras selvagens.

6 Minhas ovelhas se espalharam e vagaram sem rumo pelos montes e morros. Minhas ovelhas se espalharam por toda a terra, e ninguém as procura para cuidar delas.

7 Por isso, vocês pastores, ouçam a palavra do SENHOR:

8 Vivo eu, Diz o Senhor Deus: Minhas ovelhas se tornaram presa fácil e servem de pasto para as feras selvagens. Elas não tem pastor, porque os meus pastores não se preocupam como o meu rebanho: ficam cuidando de si mesmos, em vez de cuidarem do meu rebanho.

9 Por isso, pastores, ouçam a palavra do SENHOR!

10 Assim diz o SENHOR Deus: Vou me colocar contra os pastores. Vou pedir contas a eles sobre o meu rebanho, e não deixarei mais que eles cuidem do meu rebanho. Desse modo, os pastores não ficarão mais cuidando de si mesmos. Eu arrancarei minhas ovelhas da boca deles, e elas não servirão mais de pasto para eles".

11 Assim diz o SENHOR: Eu mesmo vou procurar as minhas ovelhas.

Comentário:

   Na comparação do profeta, pastores são as autoridades políticas, e rebanho é o povo, que pertence exclusivamente a Deus.
   A função do pastor é cuidar do rebanho em todos os sentidos, principalmente defendê-lo diante dos lobos.
   Mas o que acontece?
   As autoridades políticas, em vez de cuidarem do povo, se preocupam exclusivamente com seus próprios interesses; em vez de servirem ao povo, elas o usam em proveito próprio; em vez de defenderem o rebanho, elas o entregam aos inimigos.
   Na visão do profeta, a ruína da nação era culpa exclusiva das autoridades que a governavam.
Fonte: Bíblia católica comentada.
 ====================================================

** Já em outro post, sobre a impossibilidade da existência do NADA absoluto, já tratei da questão de que sempre se pode fazer algo para resolver uma situação. Naquele post, afirmo que se nós não podemos resolver algo, há sempre alguém que possa. 
** Com essa leitura de Ezequiel, aprendemos duas coisas:
01) Sempre existiram governantes corruptos salafrários e sem vergonha, que não pensam no bem do povo, e sim NOS BENS do povo, pra uso em proveito próprio;
02) Se algo que está entre as responsabillidades de políticos ESCROQUES não for resolvido por eles,  será definitivamente resolvido por Deus! (E ai desses indivíduos!!!)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Puts, e esse frio heim???

  Nunca na minha vida gostei de frio. Sério!
  E para piorar,  moro eu um lugar insuportavelmente frio, praticamente o ano todo!!!
  Vento frio, umidade demais, e roupas, roupas e mais roupas são coisas comuns aqui...
  Bem, mas eu já estou acostumado com esse frio, quando esse frio está AQUI...
  Mas, essa semana está particularmente fria em toda parte em que se vá! Impressionante!!! 
  Pouco tempo atrás, eu (que trabalho em Vix) tinha pelo menos algumas horas de sol e calor por dia...
  Tanto assim, que enquanto meus colegas de serviço se matavam de congelar o dia inteiro no ar-condicionado, eu me recusava a ligar o aparelho... e mesmo assim estava feliz da vida! (e ninguém entendia nada! hehehe...).
   Outra coisa que o povo não costuma entender é o porquê de eu detestar frio... Segundo eles, frio é uma delícia (aham, eu respondo, isso por que vcs não MORAM lá e não tem que passar frio TODOS OS DIAS!! Muda pra lá pra ver!! rsr...)
  Mas... (sempre tem o mas) o frio não é exatemtente "de todo mal"...
  Sempre existe um lado bom nas coisas, e esse frio infeliz também tem seu lado proveitoso...
  A principal vantagem é que o frio aproxima as pessoas...
  Hum... Boa vantagem não?
  O jeito é se munir de muito agasalho e chocolate quente (ou outras bebidas rsrs) e ir à luta...
  Em algum lugar sempre existe uma gatinha emcapotada à espera de alguém para ajudá-la a espantar o frio...

                                                                          ; -)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------