quinta-feira, 8 de setembro de 2011

No limite da fé


   Qualquer pessoa que, com o uso dos modernos recursos de pesquisa via internet, resolva dedicar-se a estudar um assunto de seu interesse, vai encontrar respostas interessantíssimas.
   Se estudarmos, por exemplo, um assunto de aparente simplicidade, como uma célula eucariótica humana, descobriremos com assombro toda a sua composição, como ela se forma e como ela é uma unidade autônoma de produção de energia, e – ainda mais interessante – como ela pode ser multiplicar, sem que ninguém interfira nesse processo.
   E olha só, estamos falando de uma simples célula!
   Imagina então, se formos estudar indivíduos pluricelulares dos menores aos maiores, quantas surpresas surgirão!
   Só para usarmos um exemplo, existe uma aranha chamada "papa-moscas" (portia fibriata), que ao ser estudada e observada nos deixa realmente entusiasmados.
   Acontece que a portia fibriata, é uma aranha pequena, mas com uma habilidade de caça fora do comum.   
   Ela nasce com uma capacidade interessante. Para a caçada, ela visita as teias de outras aranhas e começa a mexer na teia de diversas formas diferentes, e se põe a observar a reação da aranha dona da teia.     
   Quando um de seus movimentos chama a atenção da outra aranha, a portia fibriata passa a repetir sistematicamente aquele movimento, e quando a aranha dona da teia vem ao seu encontro, achando se tratar de um inseto preso na teia, a portia a ataca, e a devora!
   Impressionante não?
   Mas o mais impressionante ainda, é que a portia fibriata, usa uma estratégia um pouco diferente quando se depara com uma outra aranha, a chamada "aranha cuspideira".
   Nesse caso, além de balançar a teia de diversas formas, a portia fibriata espera a aranha cuspideira se aproximar, e no momento certo se posiciona por trás da vítima e a ataca pelas costas, por que de alguma maneira ela sabe que a aranha cuspideira lançaria o seu líquido nela, e de caçadora ela se tornaria vítima.
   Tá achando que acabou? Tem mais!
   Quando a portia fibriata nota que a cuspideira que vem ao seu encontro tem em suas presas um inseto, ela NÃO DÁ A VOLTA POR TRÁS para realizar o ataque!
   Ela ataca pela frente mesmo, por que de alguma maneira ela SABE que a aranha cuspideira não poderá lançar nada nela, já que está com algo na frente de sua presa, o que evidentemente a impede de lançar o seu líquido!!

   IMPRESSIONANTE NÃO É?

   Agora eu pergunto, como pode um ser tão pequeno, que contem apenas algumas milhares de células nervosas poder estabelecer tão sofisticadas estratégias?
   Será que a EVOLUÇÃO foi capaz de ensinar isso a um ser que decididamente tem uma limitadíssima habilidade para aprender novas coisas?

   Ora, se nós como seres humanos donos de BILHÕES de células nervosas realmente acreditarmos que todo esse comportamento fantástico é obra de um acaso Darwiniano, eu creio que não precisaríamos de tantos neurônios assim, já que se pensarmos assim, não os estamos usando!!!!

   É EVIDENTE que há um Deus maravilhoso por detrás de toda essa maravilhosa história, e também de TUDO o que há, principalmente na criação de cada um de nós, seres humanos.

   Crer em Deus é algo simples, e natural. Não crer é que dá o maior trabalho!
   Partindo do princípio de que cremos em Deus, se torna bastante razoável que também tenhamos fé nele.
   Mas essa é a parte mais difícil, a Fé!!
   Acontece que a fé, como ensina a bíblia, vem de ouvir a palavra.
   Ou seja, a fé não é automática, como automática é a crença evidente da existência divina!
   A fé é dom de Deus, e esta vem de estudarmos a sua palavra.
   Ou seja, para termos fé, temos que ESCOLHER tê-la, ou seja, utilizarmos de nosso livre arbítrio para escolher estudar a palavra e nos aproximarmos de Deus.
   E eu te digo, que no começo realmente é difícil, e tudo conspira contra.

   Um exemplo de fé realmente fantástico é o de Abraão!
   Deus testou a fé de Abraão ao ordená-lo que ele sacrificasse o seu único filho, Isaque.
   Imagina a dor no coração deste homem!!!
   Mas abraão era, como todo homem é, dotado do livre arbítrio. Poderia simplesmente ter dito que não o faria, mas assim fracassaria na provação a que estava sendo submetido!
   Porém, Abraão, além de sofrer por antecipação a perda de seu filho, ainda teve que se preparar para isso! Teve levantar-se pela manhã, rachar a lenha, preparar os animais e os seus empregados, e finalmente se por a caminho de uma terra chamada Moriá, onde Deus AINDA MOSTRARIA o lugar do sacrifício (quer dizer, mesmo sendo um sacrifício, ainda teria que ser no lugar que Deus mostraria, e não em um lugar qualquer!!!).
   Mas a história de fé se torna mais marcante ainda a partir desse ponto.
   Após Deus mostrar a Abraão a montanha certa para ser realizado o sacrifício de seu filho, Abraão disse aos seus empregados que ficassem no acampamento enquanto ele e seu filho subiriam, adorariam a Deus e RETORNARIAM. Abraão não disse que apenas ele retornaria, e sim que RETORNARIAM AMBOS.    

  Ora, ele não precisava dizer nada disso, não precisava dar satisfação a seus servos,  mas a FÉ EM DEUS, mesmo nessa situação tão amargamente adversa, superava qualquer coisa, e ele DISSE, ou seja, ele CONFIOU EM DEUS, mesmo quando aparentemente o PRÓPRIO DEUS dizia que não seria o que aconteceria.
   Então a certa altura do caminho, Isaque perguntou a Abraão onde estaria o cordeiro para o sacrifício.


  Imagina a DOR do coração desse pai ao receber tal questionamento! A maioria de nós simplesmente cairia em choro profundo e nem conseguiria responder! Porém, mais uma vez Abraão confiou em Deus, e mesmo parecendo IMPOSSÍVEL de se acreditar em suas próprias palavras, afinal de contas, um cordeiro não costuma simplesmente "brotar do chão", ele disse com confiança a Isaque: "DEUS PROVERÁ PARA SI O CORDEIRO PARA O HOLOCAUSTO, MEU FILHO"....
   É ou não é uma demonstração IMPRESSIONANTE de fé???
   Mas claro que a provação de Deus ainda não estava terminada.
   Abraão ainda teve que edificar o altar, por a lenha em ordem, tudo isso com aquela sensação de fraquesa e desânimo que acompanha a qualquer ser humano em situações em que ele sabe que TEM que fazer algo, por que é certo fazer, mas mesmo assim QUASE não tem força física ou mental para continuar...
   Mas ele o fez, e fez ainda mais...
   Amarrou Isaque, e o colocou por sobre a lenha.
   Interessante esse ponto!
   Por que Isaque já era bem grandinho, já que para subir o monte carregando a lenha (sim, por que foi Isaque que carregou a lenha montanha acima), pode-se entender que se tratava de um garoto já com uma idade tal que lhe conferisse alguma força e alguma vontade própria.
   Sendo assim, Isaque poderia simplesmente dizer a Abraão que não iria se deitar ali MESMO!!!
   Poderia simplesmente sair correndo montanha abaixo, por que já estava claro que o cordeiro na verdade era ele próprio, e que seria ele a ser sacrificado!
   Quem é que se deixaria sacrificar? Quem é que não lutaria pela própria vida?
   Pois é, Isaque também deu um testemunho de fé ABSOLUTA em Deus, e de obediência total a seu pai abraão, pois se deixou amarrar e se deixou ser levado ao altar.
   Mas quando finalmente Abraão estendeu a mão para cortar o pescoço de Isaque, um anjo do Senhor, o impediu dizendo: "Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único. 

 (Detalhe: Embora essas palavras tenham sido ditas por um anjo, elas eram palavras de Deus. Para quem não sabe, "ANJO" significa MENSAGEIRO, portanto, a mensagem dita pelo anjo vinha diretamente de Deus!)
   Pois bem, e o que Abraão disse a Isaque quando ele perguntou sobre o cordeiro?
   Disse : "Deus proverá"...
   E foi o que houve!!!
   Ao olhar Abraão, viu um carneiro detrás dele, travado pelas pontas (provavelmente enroscado em algum arbusto).

Imagina a felicidade de Abraão!!!!

   O Seu filho não precisava mais ser oferecido em holocausto, e AINDA POR CIMA, Deus o tinha honrado, pois conforme as suas palavras ditas a Isaque, PROVEU MESMO um cordeiro para o sacrifício!!!
   E tem MAIS: Com isso, desceriam Abraão e Isaque ao encontro de seus servos, como Abraão teria dito antes, SIMPLESMENTE BASEADO EM SUA FÉ EM DEUS, mesmo diante de TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS NEGATIVAS DAS QUAIS APENAS ELE ESTAVA A PAR, e mesmo diante de uma aparente negação do próprio Deus às suas palavras, já que Deus o tinha mandado sacrificar o filho, e não voltar com ele do monte!!!!
   Mas ele tinha uma fé tão imensa na bondade de Deus, que fez TUDO o que Deus exigira dele, e Deus retirou dele esse imenso peso, honrando as palavras que Abraão tinha dito a seus servos e depois a seu filho, unicamente baseado na FÉ!!!
   Acha que acabou?
   Não, NÃO ACABOU!!!
   Deus não dá uma provação desse tamanho à toa, só para ver até onde vai a fé de seu servo!!!
   Após todo o sofrimento, após toda a dor, e ao sacrifício de ter QUASE perdido o seu filho, Abraão certamente se sentia maravilhosamente feliz só pelo fato de ter o seu filho nos braços são e salvo. Mas não era essa a benção que Deus tinha para ele! A benção era ainda MAIOR do que ele poderia supor, como aliás são todas as bênçãos de Deus!
   Abraão não poderia sequer imaginar o que Deus tinha preparado para ele!
   Não era apenas um teste, e no fim deste a vida de Isaque preservada....
   Não MESMO, não é assim que Deus aje!!!

"Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus dizendo: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único, que deveras te abençoarei, e grandiosamente multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz".


   Hoje em dia, o povo tende a pensar que "não vale nada" ter uma família tão grande como prometeu Deus a Abraão. Ou seja, o povo tende a pensar que essa benção proferida por Deus não tem nada de extraordinário. Mas esse, CLARO, é um pensamento raso...
   Naqueles tempos, era comum que famílias fossem atacadas por inimigos, tomados como escravos ou mesmo dizimados. Era portanto uma vantagem enorme se ter uma grande família, e quanto maior fosse, melhor seria. Mesmo por que, uma família grande, poderia também ter mais força de trabalho e gerar mais riquesa, o que seria para todos os membros, fonte de conforto material.
   Ou seja, foi ou não uma benção grandiosa a que Deus proferiu a Abraão?
   Mas, o melhor de Deus ainda viria muitas e muitas gerações depois!!!
   Por que Deus sempre que profere uma benção, concede benção sobre benção, e a maravilha se multiplica indefinidamente....
   Estou dizendo isso, por que foi da semente de Abraão que muitas gerações depois veio a nascer o salvador do mundo, nosso Senhor Jesus Cristo!!!! ( Deus até disse isso na própria benção, no trecho: " E em tua semente serão benditas todas as nações da terra"...)
Deus é maravilhoso!!!!
   O interessante, é que a benção não tardou em NADA a começar a se cumprir, já que pouco tempo depois de descer do monte com Isaaque, começaram a chegar a Abraão as notícias de que seu irmão tivera filhos!!!! A família já estava crescendo, conforme Deus prometera!
   Certamente, pelo entendimento humano das coisas, Abraão deve ter pensado que Isaque, seu filho seria pai de muitos, mas acontece que isso iria demorar um pouco ainda, visto que Isaque era ainda um garoto muito jovem.
   Mas Deus quando profere a sua benção, não demora a cumprí-la!!!!
   E embora Abraão esperasse o cumprimento da promessa APENAS POR UM LADO, Deus já o surpreendeu, dando o cumprimento já de IMEDIATO!!!

   Deus é ou não é maravilhoso???

   Bem, se você leu até aqui, pode estar pensando: Ok, e o que tem a ver aquela história da aranha portia fibriata com a benção dada a Abraão?
   Olha, pra mim tem tudo a ver!
   Tudo é questão de fé em Deus, por que se você não é capaz de crer que um ser tão impressionante como aquela aranha, foi criada por Deus, então você possivelmente ache que o que está escrito sobre   

  Abraão seja apenas uma história, um "conto" antigo. Espero sinceramente que não seja esse o seu caso, e que você persista crendo em Deus, e em suas promessas que antes do que você possa imaginar, e de onde você não possa sequer supor virão a ser cumpridas!!!
   Apenas CREIA, enquanto você espera e serve a Deus.

   Há uma canção do Ministério Trazendo a Arca, que diz entre outras coisas:

Como escolher entre a fé e a razão?
Quando dizer não é opção, e a fé te pede um sim,
Quando é preciso enfrentar, e a alma quer fugir,
É difícil ser como Abraão, e o filho entregar
Ser Isaque e deitar-se sobre as pedras do altar...

Trazendo a arca - Entre a fé e a razão:


Diga como abraão: DEUS PROVERÁ!!!
Eu sei que Deus proverá!!!

Abraço a todos!

Jadilson...



Nenhum comentário: