quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O 5º mandamento



  Não sei se ouvi alguém falando a respeito, ou se a conclusão foi minha, mas há uma coisa muito importante no 5° mandamento da Lei de Deus que muitas vezes passa despercebida...


   Para quem não lembra de nenhum dos 10 mandamentos e muito menos do 5º (Isso é muito ruim), vamos a ele:


      5º - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os seus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.


  Simples né?
  É um mandamento (não é uma sugestão é uma ordem!) e ao mesmo tempo uma promessa na segunda parte. 
  Promessa de mais dias sobre a terra se for cumprido o mandamento.
  Agora me fala, você percebeu o que mais há de extraordinário nessas simples e poucas palavras?
  Pois é, aí é que mora o segredo de tudo!

   Quando eu era criança, eu entendia a Deus de uma forma diferente. Eu achava que tudo o que Deus faz é SOMENTE espiritual...
   Eu outras palavras, quando eu ouvi esse mandamento pela primeira vez, eu pensei que se honresse meu pai e minha mãe, eu receberia "magicamente" mais saúde, mais oportunidade de estar vivo por muito mais anos do que se eu não honrasse...

  Hoje eu sei que eu estava absolutamente certo!


  É isso mesmo! A "mágica" se chama bênção e hoje eu sei disso...
  
  Mas tem algo ainda mais surpreendente embutido nesse mandamento simples de ser cumprido...


  Deus é autor de milagres impressionantes, disso eu não duvido. Mas Deus não trabalha APENAS por meio de milagres extraordinários. Ele também faz obras que nós meros mortais poderíamos entender como se fossem coisas lógicas acontecendo, e com isso até achar que não se trata de obra de Deus.
  
  E é isso que percebi "embutido" nesse mandamento.

  Observe:
  
    João e José, são gêmeos. Como todos os gêmeos só tem a feição igual, mas o temperamento bem diferente. João é do tipo que observa os conselhos e limites de seus pais, José, pelo contrário, procura estabelecer e ultrapassar os seus próprios limites. Ambos crescem, e persistem com o temperamento da infância. Um dia, conhecem "Bob Mau", e se tornam amigos daquele carinha descolado...

   Seus pais dizem que não os querem com aquele camarada, por que já tem péssimas notícias dele.

   Como era de se esperar, João se afasta, mas José persiste indo a todos os lugares, experimentando todas as coisas e vivendo todas as aventuras na companhia de seu "Brother" Bob Mau.

    Os anos passam, e a mãe de João chora emocionada ao presenciar a formatura do agora engenheiro mecânico João! 
   Ela é só orgulho e pode antever sem esforço o sucesso de seu amado filho...

   José provavelmente ficaria feliz também, mas numa ação tática do BOPE, ele foi metralhado quando estava na companhia de Bob Mau curtindo um baseado no morro dos prazeres.... E só tinha 17 anos...


   Perceberam algo?
   Já viram esse filme?

   Perceberam como também há lógica na promessa de Deus sobre o honrar pai e mãe e a contrapartida de serem aumentados seus dias sobre a terra?
   É óbvio que se José honrasse seus pais, e com isso seguisse os seus conselhos, teria sobrevivido à ação do Bope, não é?


   Deus abençoa de forma LÓGICA, nós é que não queremos perceber isso!!


   Mas o triste é que hoje, muitas famílias estão formadas com base em cacos morais, de filhos que já passaram por situações indizíveis nas mãos de seus pais, e com isso não têm condição de terem seus próprios filhos e os orientar de forma correta.

   Assim, os filhos destes, não serão habituados a lhes respeitar, e morrerão cedo, ou ainda, sobreviverão por algum tempo e criarão novos indivíduos sem nenhuma base cristã, e com efeito, a sociedade ficará cada vez mais desestruturada e violenta, numa reação em cadeia, espiral descendente!

   Assim, boa parte de todos os outros mandamentos (não matar, não roubar, não levantar falso testemunho, não adulterar, e etc) serão também "naturalmente" transgredidos, e tudo será visto como normal.

   Que falta faz a educação de pais realmente cristãos e comprometidos como a criação de filhos tementes a Deus, que assim se tornariam pessoas corretas, bem sucedidas e úteis à sociedade!


   Pois é, o 5º mandamento, assim como todos os outros 9, não é apenas um conjunto de palavras.    
   As consequências de sua transgressão não são pequenas!
  
   Observe este e os outros mandamentos e procure se manter, dentro do humanamente possível,  seguindo-os em sua vida.

Os dez mandamentos(Clique para ampliar)


Abraço!
Jadilson...

Nenhum comentário: